fbpx

Musicalização

Música na escola: o contato com conteúdos musicais pode ampliar muitas capacidades de forma prática e vivencial, explorando os conteúdos da música, com o ritmo em seu pulso, harmonia na sua emoção e a melodia com sua memória.

Alguns benefícios para os alunos

Tocar um instrumento desperta a sensibilidade, criatividade, escuta, percepção, atenção e o imaginativo. A música treina a liberdade de experimentar, fortalece a coragem, o respeito pelo novo e pelo diferente, pelo que é próprio a cada um e também ao “outro”. A construção do conhecimento com autonomia, responsabilidade individual e integração no coletivo são aspectos envolvidos na formação musical dos alunos.

O sentir ensina para além de palavras

No sarau os alunos tem a possibilidade de expressarem seus talentos.
Se apresentar, perceber, compreender e se emocionar, transcender tempo e espaço… há muito conteúdo e significado abaixo da superfície dessas expressões, que afloram todas às vezes em que experimentamos uma relação direta e por inteiro com a música.
referência: amusicanaescola.com.br

Trabalhamos a música também como inclusão, nas músicas cantadas com as LIBRAS, onde os alunos “cantam com a voz, o coração e as mãos”.

Evento Anual: Festival de Talentos Ritmo da Nova Geração

É realizado na Escola Nova Geração, em parceria com a Prefeitura Municipal de Viamão, com a participação de alunos das escolas municipais e alunos da Nova Geração, que apresentam seus melhores talentos em dança e música.

É importante que os alunos possam vivenciar uma ampla gama de áreas do conhecimento, para que sejam capazes de se perceberem como indivíduos em suas vocações variadas. O aluno só poderá decidir a respeito de suas potencialidades se tomar contato com todas as áreas do conhecimento. Levando em consideração o tempo individual dos alunos.

A música também pode ser utilizada como uma forte aliada das diversas disciplinas, através da interpretação de textos, tradução, entendimento de contexto social, cultural, e como apoio na memorização de conteúdo.