fbpx

Território Educativo Verde

Pense agora na árvore que marcou a sua infância. Aquela árvore que você se desafiava a escalar e conquistar a cada galho. Lá em cima a brisa no rosto, líquens, talvez frutas maduras e ninhos de passarinhos junto ao seu repouso em meio às folhas.

Quantas crianças hoje em dia não terão a sua árvore? Quantas apenas escalarão árvores nas telas?

Quando planejamos a Escola Nova Geração, o projeto arquitetônico foi desenvolvido para que os alunos tivessem um encontro diário com a natureza. Desde as janelas amplas e redondas, até a posição solar e a manutenção dos espaços verdes. Tudo foi cuidadosamente pensado para que criássemos condições favoráveis ao crescimento em contato com a natureza.

Reconhecemos o brincar livre como intrínseco à infância, como linguagem essencial por meio da qual a criança descobre e apreende o mundo. A natureza é fascinante e surpreendente, ela aguça a curiosidade da criança, é cheia de coisas a se explorar e está sempre mudando.

A proposta de resgatar o contato com a natureza em uma sociedade predominantemente urbana, para nós é validar a interdependência entre ser humano e natureza, contribuindo para uma visão de mundo pautada pelo respeito a todas as formas de vida.

É a possibilidade de transformar realidades opressoras, de repensar a cidade e de oferecer alternativas às telas, ampliando oportunidades de socialização e desenvolvimento. Ao amar e entender a natureza percebemos que somos parte dela e que não há nada mais belo: você e todos os povos e plantas do mundo são um só.

O distanciamento atual entre a maioria das crianças e a natureza emerge como uma crise social, que afasta progressivamente o mundo natural e gera consequências, como: obesidade, déficit de atenção, desequilíbrio emocional, baixa motricidade, falta de equilíbrio e miopia.

O jornalista Richard Louv, autor do livro A última criança na natureza, cunhou o termo “transtorno do déficit de natureza” para descrever esse fenômeno que incide em nossas infâncias. Os sintomas e efeitos dessa desconexão compõe um problema sistêmico que está levando a profundos impactos, portanto faz sentido pensar em como a sociedade urbana está acolhendo as novas gerações.

Nas Escolas Lápis de Cor, acolher vidas e colorir histórias é nosso jeito de ser. Para nós, o acolhimento está diretamente ligado à nossa capacidade de colorir as histórias de nossos alunos, promovendo uma educação integral fundamentada em valores e motivando às experiências diversas que compõe a complexidade das relações entre nossos alunos e o mundo.

A Escola Nova Geração é um Território Educativo Verde. A palavra território significa que nos identificamos territorialmente como um centro integrado irradiador da educação. Estamos conectados com os múltiplos agentes da comunidade que compartilham nossa visão de mundo.

Em nosso território, os espaços verdes superam o pátio escolar. Eles se traduzem em vivência agroecológica continuada, trilha ecológica, contato com cavalo crioulo e vivências no bosque. Nosso pátio não é pavimentado, mas em parte calçado com tijolos, o que permite o brotar de algumas plantas pelas frestas, mantendo a naturalidade do solo e a integração estética com a área de lazer externa, composta por pracinha em madeira, teatro de tocos e a manutenção de algum desnivelamento do relevo, criando desafios que favorecem o desenvolvimento físico dos alunos.

Nosso laboratório de ciências, com aquapaisagismo e um pequeno berçário para plantas, foi desenvolvido com ênfase em botânica, objetivando um aprofundamento científico da observação do espaço externo.

Pensar a escola como um lugar de desenvolvimento dos conteúdos importantes e, ao mesmo tempo, como um espaço de liberdade, acompanhando o ritmo da Nova Geração, é o que nos move. Somos um território educativo verde, integrado com a natureza em movimento.

(Referências: Livro A última criança na natureza, Richard Louv. Instituto Alana, Desemparedamento da Infância, a escola como lugar de encontro com a natureza.)

Entre em Contato e Venha Visitar a Escola Nova Geração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ingresso INFO
Manifeste interesse em matricular na Nova Geração.
EU QUERO
Categorias
Últimas Postagens
Contato
Faça uma visita guiada e venha conhecer a Escola Nova Geração.
  • Rodovia Coronel Acrísio Martins Prates, 2010 Viamão
  • (51)98594.1068
  • fundamental@cilapisdecor.com.br
Agenda INFO
Clique para ver nossa agenda de atividades escolares
VER AGENDA
Uma ótima escola, ótimos funcionários e de muitas qualidades. Parabéns a equipe da Mara e Flavia adoro muito vocês!

Shaiane Machado

2017-03-13T11:54:16+00:00

Shaiane Machado

Ótima Uma ótima escola, ótimos funcionários e de muitas qualidades. Parabéns a equipe da Mara e Flavia adoro muito vocês! Shaiane Machado 2017-03-13T11:54:16+00:00 Shaiane Machado https://cilapisdecor.com.br/novageracao/testimonials/positive-impact/