Desenvolver o costume de uma alimentação saudável ainda na infância é fundamental para a vida adulta, pois a alimentação adequada potencializa a aprendizagem e melhora o desempenho das crianças em todas as áreas.


Existe uma dica fundamental que pode nos ajudar a nos concentrarmos em comprar alimentos adequados quando formos ao supermercado. Uma mensagem simples e poderosa é mais fácil de ser memorizada e transformada em hábito na hora das compras.


A principal dica é:

Descasque mais e desembale menos.

Descasque Mais:

Uma alimentação mais viva, composta por grãos, verduras, legumes, temperos naturais e sucos de frutas frescas, pode representar mais trabalho para os cuidadores das crianças, que geralmente já possuem jornada tripla entre trabalho, casa, estudos e todas as responsabilidades sociais modernas. Entretanto, é essencial pensarmos no cuidado integral das crianças, incluindo um tempo para descascar mais e servir diariamente alimentos com um rico valor nutricional. 

Desembale Menos:

O modelo industrial de produção e consumo oferece no mercado muitos alimentos prontos para comer, bastando abrir a embalagem para saciar o desejo ou a fome. Essa comodidade costuma gerar um preço para nossa saúde, pois são necessários muitos químicos para conservar, temperar, dar sabor e cor artificial aos alimentos. Além disso, a condição vitamínica de um alimento industrializado é inferior ao alimento natural.
Esses produtos costumam ter uma embalagem sedutora, uma ótima propaganda e prometem sabores novos e intensos, porém precisamos sempre nos lembrar que uma vida mais conectada com os alimentos naturais gera mais saúde e qualidade de vida.

Alimentos que é melhor evitarmos:

  • Refrigerantes
  • Sucos artificiais
  • Frituras em geral
  • Chocolate
  • Maionese
  • Mostarda
  • Produtos embutidos (salame, presunto, linguiça, mortadela)
  • Enlatados (picles, palmito, azeitona, picles etc)
  • Alimentos muito doces
  • Produtos com excesso de sal

Alimentos que é indicado inserirmos na dieta das crianças:

  • Frutas
  • Verduras
  • Legumes
  • Sucos naturais
  • Arroz
  • Feijão
  • Iogurtes naturais
  • Bolos simples (sem cobertura, podendo ser feitos também com legumes ou frutas, de fubá, de cenoura, de banana, de abacaxi, de maçã, de beterraba)
  • Leite batido com frutas

Espero que esse conteúdo tenha sido útil. Obrigada por ter chegado até aqui. Até Breve!


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